Nota Rápida: Update do Galaxy 5 e Desculpas Esfarrapadas

Posted: 21/01/2011 by Luis Henrique in Nota Rápida
Etiquetas:, , , ,

Este era pra ser um update do post sobre a atualização oficial, mas o texto acabou se extendendo e decidi criar este post

Segundo a nota da Samsung divulgada pelo usuário Leandro:

“Somente há atualizações disponíveis para modelos com operadoras onde atualmente existem novas versões liberadas. Note que um mesmo modelo básico pode não ter disponibilidade de atualização dependendo da operadora para a qual esta customizado. Se seu telefone já possuir a última versão disponível não haverá atualização.”

Minha opinião: Esta é uma nota que faz sentido, se, e somente se você você possui vínculos com alguma operadora, meu G5 é unbranding(ou como chamamos no brasil desbloqueado) ou seja a única empresa com que tenho vínculos é com a própria samsung, meu celular veio com a versão JH1(unbranding) o kies atualizou para versão JH2(na verdade foi o odin, por que o kies me deu um semi-brick no aparelho com 2 dias de uso,  mais isso não importa pois a versão era a mesma, a assinatura do firmware era a mesma), a JH2 também era unbranding, a atualização seguinte foi  a JI1 outra vez disponível via kies, ou seja, a samsung quer achar culpados e não assume que o firmware não está pronto ou que não haverá firmware (se não houver firmware prevejo processos judíciais, tendo em vista que a atualização foi dada como certa, propaganda enganosa é crime no brasil e nossas leis de defesa do consumidor são razoavelmente boas ).

Então este papinho de que depende das operadoras, é histórinha, já que todos os firmwares lançados até agora são oficiais, inclusive o JP2(sim, este também), sabe como sei que o JP2 é oficial, é fácil entre emhttp://opensource.samsung.com/ lá existe o Kernel do G5 disponível para edição e adição de funções, mas este kernel é da versão 2.1 do android, e seria IMPOSSÍVEL uma equipe criar um firmware 2.2 sem a liberação do source desta versão, prova é que o MOD que esta sendo feito pelo MAD Team se baseia na JP2, e não em um firmware descompilado que seria muito mais fácilde editar.

Esta é minha opinião, posso estar completamente enganado (ou louco) mas acredito que se existe um update a ser feio via KIES ele deveria reconhecer minhas versões JH2JI1 já que são única e exclusivamente da samsung, queria que alguém da samsung pudesse ler isto e os comentários, para verem o descontentamento dos usuários, com atitudes assim que ganha é a concorrência.

Quanto a veracidade de informações, eu na minha ignorância acredito que quando você cria um formspring.mecomo oficial de uma marca, um perfil do twitter como oficial e um blog que é subdominio do site oficial da empresa, o que é dito nesses canais tem tanto peso quanto o que vem escrito no manual do usuário ou na front page do site oficial, então não me venha com chorumelas dizendo que não foi divulgado nada no site oficial, o consumidor não esta buscando culpados e sim respostas mas até agora o que recebemos foram desculpas duvidosas.

Se tudo o que escrevi for besteira, se minhas versões não permite o update eu faço uma pergunta:

Querida samsung, qual é versão “OFICIAL” que libera o update pro FROYO vias KIESS ???

Anúncios
Comentários
  1. Edu diz:

    Pois é… se não era pra liberar pra todo mundo, melhor ter ficado quieta, né? Samsung, pra mim, nunca mais – ainda mais pagando todos os R$ pelo aparelho desbloqueado/sem vínculo.

  2. Ricardo João diz:

    Enquanto isso a Apple nada de braçada em cima da incopetência da indústria de celulares. Espero que seja apenas questão de tempo.

  3. Danilo diz:

    É complicado mesmo, meu eu nem ligaria se fosse para pagar pelo upate pra samsung só pra evitar essa dor de cabeça e frescura deles, pq inclusive irei dar um mão para o MAD_TEAM pq gastaram tempo e o froyo deles ficou bem estavel.
    Realmente é incrivel essa total falta de respeito da samsung.

  4. Leandro Teles diz:

    Olha gente. Comprei um galaxy 5 desbloqueado justamente para não ter problemas de vínculo com operadoras…
    Foi o primeiro Samsung que comprei e fiz isso apesar da opinião contrária dos meus amigos que disseram que era uma #####.
    Samsung nunca mais.
    Se vc tá pensando em comprar, reveja suas opções, sério.

  5. Etienne diz:

    Parabéns pela iniciativa e pelo blog! 😀

  6. André Martins diz:

    pow galera..
    num vamo generalizar tbm neh?
    por isso q pessoas como o @MAD_TEAM estao ae..

    foda-se se a samsung nao lança versao oficial pra nos..
    no final das contas vai ser a pior msm..
    logico q nos temos q exigir nossos direitos quanto consumidores mais se agnt nem vai usar o oficial, prq tanta briga?
    se eles liberarem e alguem conseguir postar ela em qualquer forum ja ta de bom tamnaho, num acham?

    minhas humildes desculpas àqueles q eu to sendo um pe no saco..
    mais serio.. se agnt vai usar versao MOD pra que? entendem?
    nao tiro o direito de ninguem.. pelo contrario, eu ajudo e muito se for pra brigar contra a samsung pra poder oficializar essa merda desse froyo pro nosso g5.. eles ja estao brincando com a gnt e isso eh coisa seria.. mais por mim, nao faz tanta diferença..
    nao sei vcs.. mais eu prefiro CustomFirmwares..
    o Luiz mesmo disse q o trabalho dos modders fica mais bem feito e tals.. alguem aki duvida? acho q nao neh?

    o q nao pode eh uma empresa de nivel internacional liberar atualizaçoes q nunca vao acontecer.. isso sim eh uma “puta falta de sacanagem” hehehehe

    foi so minha opiniao..
    desculpem-me se deixei alguem puto da vida por 2 min!

  7. omiez diz:

    Oi luis

    No final não é um problema porque quando sai o primerop update para uma versão qualquer a gente poderia optar de instalar um deles ou com um pouco de paciencia um mod.

    Eu teria interesse em testar um 2.2 Europeo quando sai.

  8. Carlos diz:

    Pois é. Cada um com sua opinião. A minha é que não pode dar mole pra fabricante não. Ficar dependendo de boa vontade , disponibilidade , etc. de programadores é a opção mais incorreta que consigo imaginar. Essa opção sempre deve ser altenativa ao fabricante. Pode até ser que após testar a versão do fabricante troque-se por uma alternativa mas o contrário não pode ser encarado como o correto. No meu caso não tem moleza não.Ou a Samsung cumpre o que disse ou eu desisto dela. Opções de fabricantes é que não faltam. E se nenhum deles me satisfizer não vou ficar preso ao Android. Prefiro ser respeitado como consumidor. A Apple tem sido um exemplo no caso das atualizações apesar dos defeitos que ela tem. Enfim, cada um com sua opinião.

  9. revoltado diz:

    #samsungfail neles!!!
    ficar aqui chorando não adianta,vamos agir:entre nos sites onde anuncia este celular e faça comentarios negativos,cria um orkut,myspace,facebook criticando tambem,espalhe pelos agraegadores de blogs que existem,crie um hotsite como fez a oi sobre desbloqueio de celular,vai la no site reclame já e mete o pau na Samsung…enfim.fazendo isso vamos evitar que mais pessoas caiam no conto da Samsung e empresa que não respeita o cliente,tem de ser punida e mal falada.eu to fazendo minha parte.quem ta nessa?

  10. Carlos diz:

    Luís achei um video, mostrando o suposto android gingerbread no nosso querido Galaxy 5!! Um pequeno video mostrando o multitouch!

    • Luis Henrique diz:

      Cara eu já havia visto isso, é um tema para o adw que deixa o celular com a cara do gingerbread, quanto ao multitouch é um truque que pode ser feito para se dar zoom in no navegador opera

  11. Carlos diz:

    Esqueci de Colocar o link rsrsrsrrs

  12. Leandro diz:

    Eu fui ao formspring.me diversas vezes perguntar sobre o update e nada de respostas. Depois que li essa nota no popup do site assim que entrava no site deles escrevi uma pergunta parecida com essa, não me lembrarei exatamente as palavras: O que foi dito é que só tem update para operadoras de celulares que já têm atualizações liberadas e no caso dos celulares desbloqueados, haverá algum update? Para quando?

    Não obtive resposta alguma. Essa não foi a única pergunta que enviei que ficou sem resposta, diversas outras sobre o tema tmb ficaram. A Samsung está fazendo um péssimo marketing e não está atendendo bem os clientes. Estou revoltado, não dizem a verdade e tmb não desmentem nada que é dito caso errado, simplesmente se omitem.

  13. DuduMaroja diz:

    So avisando o video acima é fake! da pra “fingir” um multitouch com o opera apenas isso!

  14. Leandro diz:

    Eu andei dando uma fuçada nos arquivos de sistema do android e percebi que o CSC influencia para o Kies apontar ou não um upgrade. Reparei também que dando um cat no arquivo /system/CSCFiles.txt lista os arquivos que fazem parte do pacote CSC que é o que as operadoras usam para customizar o firmware. Aparece no arquivo linhas parecidas com essa:

    /system/csc/OPERADORA/system/csc/nome_arquivo. Uma das coisas que o Kies verifica é a versão PHONE, PDA e CSC do aparelho. Ou seja, pode ser que haja diferença de disponibilização de update dependendo de operadora sim. E quanto aos não vinculados, o CSC usado não sei qual é, mas pode ser que a própria Samsung não tenha liberado ainda o update oficial para o CSC dos não vinculados. Eu estou usando por agora o MOD do Motafoca que por sinal é muito bom. Não sei se usarei o oficial mesmo que venha a sair.

  15. Leandro diz:

    Olha o que a Samsung respondeu a um consumidor no formspring deles. Reparem que não responderam sobre o galaxy 5 conforme perguntado, mas sim sobre o Galaxy S e ainda dizem que do Galaxy S mesmo quem está fazendo pelo Kies, está pegando versão beta.

    No blog da Samsung fala que já está disponivel a atualização do Android 2.2 para o Samsung Galaxy 5 porém eu fiz todos os passos e fala que estou com o firmware mais atual. Quandos estará disponivel realmente a atualização do meu aparelho pelo Kie

    Quanto à atualização do Galaxy S, algumas pessoas já estão fazendo a atualização para a versão encontrada do Froyo no Kies, porém, lembramos que essa ainda é uma versão beta e está em processos de testes.

    samsungbrasil responded to danielsato, yesterday (ONTEM!)

  16. Pedro diz:

    Pois é. No formspring estão respondendo as perguntas do Galaxy 5 com uma resposta modelo sobre o Galaxy S “Quanto à atualização do Galaxy S, algumas pessoas já estão fazendo a atualização para a versão encontrada do Froyo no Kies, porém, lembramos que essa ainda é uma versão beta e está em processos de testes.”
    Será que eles não sabem que o Galaxy 5 é um celular e o Galaxy S é outro????

    • Leandro diz:

      Acredito que isso seja se fazer de besta. Não foi só com esse cara que responderam do Galaxy S quando perguntados sobre o Galaxy 5. Acho que a proximidade de formatos do 5 e do S faz eles ficarem ignorantes! auhauha

  17. Vinicius diz:

    Saiu no http://opensource.samsung.com/ o firmware 2.2 para download do código fonte…
    “GT-I5500 EUR I5500XXJPG I5500XXJPG_Froyo_OpenSource.zip”
    Será que o froyo oficial está finalmente saindo?

  18. Eric Mackrodt diz:

    Mais nada sobre a atualização oficial?
    A samsung realmente vai nos deixar na mão?

    • ola Erick, nesta sexta feira(11/02/2011) o samfirmware liberou mais uma versão leaked(“vazada”) do froyo para o galaxy 5, se trata da versão europeia, e segundo o site o froyo deve chegar oficialmente no G5 via kies entre março e abril deste ano

  19. Junior Navarro diz:

    Hoje atualizei meu Galaxy 5 pelo Kies normalmente, tudo perfeito!!! Tudo funcionando…

  20. André diz:

    Saiu a atualização tão esperada Galaxi 5 oficial 2.2

    • Julio Bomfim diz:

      Negativo por aqui… tentei o procedimento do Galaxy 5 pelo Kies e não surgiu nenhum update de sistema.
      Aparece que ainda tenho a versão do firmware mais recente: JJ3.
      Júnior e André, vocês realmente conseguiram atualizar pelo Kies? Se sim, postem mais detalhes,ok?
      Abs!

  21. André diz:

    Você está com o Kiss atualizado? aqui foi só plugar que foi na hora, o meu Galaxy 5 é livre de operadora, veja se pode ser isso, já testei e realmente ficou nota 10 o 2.2

    • Julio Bomfim diz:

      Oi André… então, meu G5 é livre de operadora (comprei desbloqueado na FastShop sem nenhum chip nem vínculo); o Kies está atualizado e fiz até uma tentativa sem o SIMChip e sem o cartão de memória. Nada. Lembrando que a firmware que está no meu G5 é a JJ3, então não sei se isso tem a ver. Bem…vou aguardar mais um pouco e ver o que acontece, se não rolar nada, faço o update via Odin mesmo. Abs.
      P.S.: Tudo funcionando direitinho no seu “novo” G5 Froyo?

  22. André diz:

    Sim Julio!! tudo certinho muito bom mesmo, agora a minha firm anterior era JH2 salve me engane, boa sorte para Você e tudo de bom.

  23. Eric Mackrodt diz:

    Caraca, eu vi um video no Youtube de um cara com o celular atualizado recentemente, vim aqui e vi os relatos, pra ficar com mais certeza, desinstalei o Kies, baixei o novo e instalei, fui com o a maior esperança e nada, tentei sem chip também e nada! que inferno! E meu celular é desbloqueado.
    Vocês que conseguiram, o de vocês é o GT-I5500B mesmo, tem certeza que não é o GT-I5500L?
    Vocês tão usando o Kies em inglês ou português?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s