Olá champz, depois de muita correria e um atraso indesejado, volto a postar, este será o primeiro post (de verdade) de 2011, para tal resolvi fazer uma abordagem aos jogos na plataforma android, com algumas dicas de games e uma reflexão sobre este mercado que se abre para os donos do pequeno robô.

Uma das primeiras perguntas que nos fazemos ao adquirir um aparelho multifuncional como um smartphone é a capacidade de entretenimento que o mesmo pode nos proporcionar, sempre nos perguntamos das capacidades musicais, capacidade de reproduzir videos, formatos suportados e a capacidade de se utilizar tal aparelho para jogar.

Desde os primórdios da era mobile, os jogos permeiam os celulares, no inicio não era possível se baixar conteúdo e abrir o leque de opções, desde os finados nokia 2280 e seu snake game(aka jogo da cobrinha), passando pelos celulares com suporte a java nos quais se podia instalar alguma coisa até os modernos smartphones os jogos sempre foram um grande atrativo, pois são perfeitos para passar o tempo nas horas de tédio como filas de banco e consultórios médicos.

No android não foi diferente, os jogos foram os primeiros apps a aparecer disponíveis para download assim como no iphone da apple, mas existe um grande diferencial no sistema do google ele é livre, e a característica que fez com que o Android ultrapassasse o iOS nos EUA é também uma característica que prejudica o SO ,  esta caracteristica é a fragmentação tanto de hardware quanto de software, pois o hardware do iPhone é o mesmo(exceto quando ocorre a chamada mudança de geração e o mesmo recebe upgrades) enquanto que no android existe uma infinidade de possibilidades, desde os modestos como o meu humilde galaxy 5(com 170Mb de memória e um modesto processador de 600Mhz), celulares de ponta como o galaxy S (processador Snapdragon 1Ghz, 1Gb de ram) e os celulares de próxima geração como o motorola Atrix (processador dualcore Nvidia Tegra 1Ghz e 1Gb de Ram), é de imaginar que um jogo(que geralmente é o tipo de aplicativo que mais consome recursos do aparelho) rode muito melhor em um galaxy S ou em um motorola Atrix do que no meu G5, além disso diversos  fatores também influenciam isso, por exemplo o suporte a multitouch ou a versão do Android que você esta usando.

Por estes motivos a fragmentação também é prejudicial, pois muitas vezes aquele maravilhosos jogos que nos enchem os olhos podem não funcionar ou não funcionar corretamente no seu android, por este motivo diversas vezes o amigo @izzynobre (dono de iPhone e escritor da coluna de games do Tecnoblog.net) sacaneia os donos de android em seus twits e com certa razão, pois muitas vezes a fragmentação não permite que você jogue aquele jogo top, diferente do iPhone que permite que um jogo seja jogado em qualquer versão.

Após entendermos isso, vamos ao que interessa, os jogos, mantendo a política de sempre postar aqui só o que foi testado por mim, vou postar aqui o que já joguei no meu celular, esta será a primeira parte de vários posts sobre games, por isso a necessidade de um longo texto introdutório 🙂

Angry Birds

Comecemos com talvez o jogo mobile mais famosos dos últimos tempos, jogo este muito conhecido dos proprietários de iPhone, um jogo muito bom e viciante e que demorou a chegar ao android justamente por causa da fragmentação, a primeira versão do jogo era cheia de bugs e lags, a produtora Rovio até deu entrevistas culpando a fragmentação(de hardware e software) pela demora e pelos erros encontrados na versão para Android.

Mas agora deixemos de conversa e vamos ao game, a “trama” do jogo é bem simples os porcos roubaram os ovos dos pássaros e para reaver seus ovos eles declararam guerra ao porcos verdes, sua missão é destruir todos os porcos com pássaros kamikaze.

Pássaros vermelhos: são os pássaros básicos do jogo, não possuem nenhuma habilidade especial.

Pássaros amarelos: Possuem a habilidade de velocidade, após serem lançados você pode tocar na tela para ativar esta habilidade.

Pássaros azuis: Possuem a habilidade de multiplicação, após o lançamento você pode tocar na tela para ativar a habilidade e o pássaro se multiplica por 3.

Pássaros pretos: Possuem a habilidade bomba, ao se chocarem com algo ou serem tocados explodem depois de alguns segundos.

Pássaros Brancos: Pássaros bombardeiros, possuem a habilidade de botarem um ovo bomba.

Para baixar o jogo clique aqui

Fruit ninja

Outro grande conhecido dos donos de iPhone, o jogo consiste em cortar o maior número de frutas evitando as bombas e sem deixar o limite de 3 frutas caírem (meu recorde é de 99 frutas 🙂 )

Para baixar o jogo clique aqui

Raging thunder lite

Jogo de corrida , bacana e gratuito, oferece 2 modos de jogo (Single Player e Multiplayer), no modo multiplayer é possível jogar com outros jogadores na internet , no modo Singleplaye possui os modos  Quick Race,  Arcade,  Championship  e Timeattack.

Possui jogabilidade por acelerômetro( você vira o carro virando o celular) e por touchscreen(mais fácil de jogar, mas o jogo apresentou mais lag quando joguei por este modo).

Para baixar o jogo clique aqui

 

É isso ai champz 🙂 , espero que tenham gostado este foi o primeiro de uma série de posts sobre games, comentem e até mais.

PS.: Tentem bater meu recorde no Fruit ninja 😉

Anúncios
Comentários
  1. matheus diz:

    Mais um post muito bom… só nao tenho esse de corrida mas vou pegar… Flw

  2. ANDERSON diz:

    irmao to gostando muito de tudo que tu posta…….valew pela ajuda.

  3. Muito bom seu blog, sempre entro aqui para ver as novidades para nosso G5!!!

    Sugestões de jogos que já testei e gostei:

    – Jewels
    – Bonsai Blast
    – Labyrinth Lite ou aTilt 3D Labyrinth
    – Buble Blast 2
    – Slice It!
    – The Inferno
    – Frozen Buble

    Espero ter ajudado 😉

    • Isis Santos diz:

      Fora os citados acima tem este que tambem gostei:
      -> HomerumBattle3D
      -> Pool Break Pro
      -> Sniper vs. Sniper
      -> Bomberman Dojo
      -> Heavy Gunner

      fica a dica…

  4. Douglas diz:

    Amigão, o Galaxy S não usa o Snapdragon não! Ele é 1ghz sim e é baseado em Cortex A8, mas é superior aos da família Snapdragon.

    O usado no Galaxy S chama-se hummingbird, desenvolvido pela Samsung, tem performance bem semelhante ao A4 da PA-Semi (comprada pela Apple), usado no iPhone 4. É usado em todos da série S (são vários!) e também no super xing-ling M9, da Meizu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s