Galaxy 5 Android 2.2 Froyo: Minhas Impressões

Posted: 20/12/2010 by Luis Henrique in Sem categoria
Etiquetas:, , , , ,

Bem como prometido no post sobre o update para o galaxy 5 hoje postarei minhas impressões sobre o android 2.2 (froyo) rodando no Samsung GT-I5500B(galaxy 5), tentarei expor meus pontos de vista sobre os prós e contras desta atualização

Como todos devem saber o update do qual estou falando, se trata do update I5500LUYJP2, update este liberado para os aparelhos GT-I5500L (versão americana do galaxy), em muitos lugares vi o pessoal reclamando e dizendo que não era um update “não oficial”, mas na verdade se trata de um update oficial o único empecilho é que este update foi destinado a outra região e o que poderia ocorrer seria a ausência do português nas configurações do sistema, fato esse que não ocorreu pois os principais idiomas falados na américa estão lá (Inglês, Espanhol e Português ) e de brinde ainda vem uma linguá xing-ling(não sei dizer se é coreano, mandarim ou japonês 🙂 ) .

Como todos também já devem ter lido aqui ou em outros lugares por ai, o update froyo brasileiro “oficial” que estava previsto desde o começo do ano para dezembro acabou ficando para o 1º trimestre de 2011, a samsung diz estar trabalhando na atualização, atualização que na minha opinião não passará de uma melhoria da versão JP2 americana.

Agora é a hora da verdade, para facilitar dividi em minha opinião em assuntos:

Quanto ao Multitouch :

Grande foi a expectativa criada ao redor do multitouch no galaxy 5 (daqui pra frente tratado apenas por G5 ), pois divergente era esta informação pois enquanto muitos sites gringos noticiavam o G5 tinha o tal suporte ao multitouch, nós brasileiros pudemos constatar que o multitouch não existia no G5, a cada update de firmware a expectativa aumentava ao redor do multitouch, mas ela nunca se concretizava então chegou o Froyo e não foi diferente, a maior expectativa ainda girava em torno do multitouch que também não veo junto com o froyo, mas sinceramente não entendo tal expectativa tendo em vista que desde a versão 2.0 o android já oferece suporte ao multitouch, se fosse para chegar ele teria vindocom o eclair , como disse no meu primeiro post aqui no blog se o hardware do aparelho oferecer mesmo suporte ao multitouch e até agora ainda não estamos usando esta função só teremos acesso a ela quando/se lançarem um custom firmware que habilite o multitouch enquanto isso não ocorre devemos continuar a usar o bom e velho singletouch.

Desempenho :

Com o novo compilador JIT senti uma ganho aceitavel no desempenho, senti o aparelho respondendo melhor as expectativas criadas, percebi que mesmo com o boot um pouco mais lento o aparelho se torna “usável” logo que inicializa, a navegação web ficou excelente, e o que mais me agradou foi o gerenciador de tarefas que tornou inuteis os task killers da vida, pois o mesmo mostra todas as informações relevantes como consumo de memória, CPU, espaço em disco, possui também uma interface em que é possivel listar e desisntalar os programas instalados no celular, o gerenciador de tarefas realmente fou uma otima sacada dos desenvolvedores.

Uma coisa que muito me desagradou e muito foi o fato de umas 2 ou 3 vezes o celular apagar e não voltar nem com reza, sendo necessario tirar a bateria e esperar alguns segundo para religar o aparelho, este bug escroto não ocorria com o eclair, logo nota-se que foi algo que veio com o novo S.O.

Bateria :

Creio que o ponto de discordia deste update foi a bateria, pois praticamente todos os usúarios do blog reclamaram que a autonomia da bateria caiu desastrosamente, não conseguindo manter-se por 12 horas,  isso também me desagradou bastant, mas o que achei estranho foi que esses dias fiquei 4 horas  no twitter  e a bateria teve uma autonomia considerável, gostaria de pedir a ajuda de vocês fiéis leitores, gostaria que fizessem o seguinte teste, carreguem vossos G5 até 100% e deixem ele descarregar até reclamar de falta de bateria, anotem o tempo que isso demorou a acontecer, após isso repitam o processo só que desta vez ao invés de deixar o G5 parado, usem-no como se não houvesse amanhã, usem tudo que tiver direito, twitter, msn, facebook, geotag  evitem apenas os vídeos pois manter o LCD ligado drena qualquer bateria, após isso anotem o tempo e postem os 2 tempos de duração aqui nos comentarios deste post, vamos comparar nossos tempos, farei isto também.

Wifi e GPS :

O wifi esta um pouco ( eu disse um pouco) mais instavel , nada surpreendente, quanto ao gps também notei uma pequena melhora no search dos satélities, mas mesmo assim tive que fazer o esquema para acertar o gps.

APN e rede móvel :

Como tenho acesso ao wifi no trabalho e na faculdade, dificilmente uso redes movéis(3G, edge, gprs etc.), então nosso amigo Moisés perguntou se eu havia tido algum problema com os APN’s das redes móveis e notei este problema, creio eu que por se tratar de um update americano o sitema não reconhce automaticante os apn’s basileiros, mas para resolver este problema é só baixar o APN Brasil app gratuito presente na market, vale lembrar que se você é usuario da Vivo MG (antiga Telemig Celular) provavelmente o APN brasil não funcionará para você sendo necessário efetuar as configurações do APN manualmente*.

* Dica do amigo Leandro

Flash Player :

Outra funcionalide que causou enorme expectativa foi o suporte ao Adobe Flash que o Froyo oferece, mas o que muitos não sabem é que o G5 já possui um suporte ao Flash, o que ocorre é que o eclair já possuia suporte ao Flash (Flash Lite) mas esta versão otimizada do Flash é raramente utulizada por desenvolvedores de conteúdo dinâmico o que acaba por criar uma dificuldade em se achar material produzido com esta tecnologia, mas com o suporte ao Flash no froyo muitas pessoas se entusiasmaram, particularmente eu não consegui utilizar o flash, pois o mesmo deve possuir alguma incompatibilidade com o G5 e não aparece disponível para download na merket, baixei um .apk e omesmo travou meu brownser, aguardo que a versão tupiniquim do froyo possibilite a utilização real do flash player.

App2sd :

Digo de cara que só a possibilide de utilizar-se o cartão sd para instalar apps já vale esta atualização, a função funciona perfeitamente, sem gambiarras ou dores de cabeça, estou utilizando o aplicativo App2SD disponível para download gratuito na merket, app excelente, alerta sempre que há algum  app que possa ser movido, possuí opções para mover os apps para o sd  e mover os apps devolta para o celular.

Thetering(Ancoragem e hotspot portátil):

Esta era uma função que eu realmente esperava ansioso, o theter possibilita conctar seu celular as redes móveis e transforma-lo em um hotspot, esta função permite que você compartilhe sua internet móvel sem a necessidade de fios, imagine você na casa de um parente/amigo sem acesso a banda larga, se você tiver acesso a rede da sua operadora(aka estiver dando área) você pode conectar seu G5 a rede movél e prover conexão via wifi por exemplo para se notebook.

Interface :

Gostei muito das cores e ícones que compõem o froyo, ícones coloridos a tradicional barra de tarefas cinza foi substituida por uma barra preta sólida, eu particularmente gostei bastante das mudanças estéticas da interface.

Fora tudo isso esta versão, vem com os apps :

*Notícias e clima

*Social Hub

*Youtube(nova versão do app)

*Latitude

*Locais

*All share(nova versão do app)

Resumo :

Multitouch

+ Desempenho

Bateria

+/- wifi e gps

Apn e rede móvel

Flash Player

++ App2SD

++ Thetering

+ Interface

Na minha opinião o update vale apena, as funções extras do froyo são muito bacanas, lembrando sempre que é possível realizar o downgrade a qualquer momento caso você não goste do sistema(se decidir realizar o downgrade, você DEVE fazer o downgrade para versão JH2 e depois se quiser fazer upgrade para JI1, pois se fizer o downgrade direto para a versão JI1 o aparelho entrará em loop no boot, pois a versão JI1 não possui o boot.img)

A pedidos as tradicionais screenshots :

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bem pessoal acho que é isso, deixem suas impressões nos comentários e até a próxima 🙂 )

 

Comentários
  1. Danilo diz:

    Sério que não tem NENHUMA foto?

    • Luis Henrique diz:

      eu não ia colocar nenhuma foto pois, achei que todo mundo já tivesse atualizado, mas a seu pedido colocarei algumas screenshots 🙂

  2. Danilo diz:

    issaê! Abraço

  3. Victor diz:

    Só não entendi pq vc menciona aplicativos q vc está usando para realizar funções q deveriam ser nativas no 2.2 (instalar apps no SD, suporte a flash). Isso quer dizer q a atualização não as trouxe nativa?

    Vale a lembrar tb q as fabricantes modificam o Android (q é aberto), portanto algumas funções de uma versão posterior do Android podem estar presentes numa versão anterior, tendo sido desenvolvidas pelo fabricante.

    Abraços.

    • Luis Henrique diz:

      menciono pois o sistema oferecer suporte não significa que é o sistema quem faz a função, o sistema oferece suporte ao flash assim como o windows, ou linux mas você tem que instalar o flash player (plugin) para poder usufruir deste recurso

  4. Amigo, vi que você tem o iGo instalado ali, ele funciona com a resolução correta?

    • Luis Henrique diz:

      funciona sim, eu alterei alguns arquivos internos dele(data.gro) para arquivos feitos por um pessoal de um forum(não me lembro exatamente qual) agora está usavel, as letras ainda estão disproporcionais mais nada que impeça o uso.

  5. Mathes diz:

    Eu estava com o Froyo até ontem porém a bateria acho que é bem importante e não estava durando nada. Tentei utilizar o setcpu, ajudou um pouco mas não resolveu…resolvi voltar pro eclair e vou esperar a atualização brasileira…não custa nada…

  6. Leandro diz:

    Muito legal seu balanço, concordo muito com o que disse. Mas eu realmente preferi o downgrade por causa da bateria, era irritante o fato de 12hs a bateria acabar. Agora tem dado 2,5 dias para minha bateria acabar, ou seja, 60hs um aumento de 5x na durabilidade depois do downgrade para a versão 2.1. Eu sinceramente não sei onde o 2.2 consome tanto. Mandei uma pergunta capciosa para a samsung via formspring.me. Disse a eles que meu cel com a 2.1 a bateria tem durado 2,5 dias enquanto que com a 2.2 meu cel ficava 12hs ligado e a bateria acabava. Perguntei se a Samsung sabe do problema e se irão corrigir, acha que obtive resposta? Óbvio que não… Não sei, mas se for para meu cel beber como um F1 motor V10 fico na dúvida até que ponto vale a pena o 2.2. O fato é que rapidinho a bateria vai acabar a vida útil e não vai reter carga, o que acho sacanagem.

  7. flamarion diz:

    Boa tarde faz uns 4 dias que atualizei G5. Minhas impressoes estao sendo das melhores pois o sistema e rapido e casou bem com o Hardware do G5. Tenho so uma duvida sera que quando a samsung do brasil disponibilizar a atualização poderei atualizar outra vez meu aparelho?

  8. Roger_cwb diz:

    Blz!

    Então era mesmo essa atualização para o Froyo que estava drenando a bateria do meu G5 em 1 dia e 15 horas, isso sem eu receber nenhuma ligação, sem fazer ligação, somente com o 2G habilitado.

    Voltei para a versão original do aparelho e agora estou com o celular funcionando a 5 dias e ainda tem 80% de bateria.

    Espero que a Samsung arrume esse problema do consumo de bateria do Froyo para a versão brasileira do firmware, pq caso contrário, não vou sair do 2.1 tão cedo.

  9. Matheus diz:

    Olá, gostei muito do seu blog! já me ajudou bastante. Se você puder, gostaria de tirar algumas dúvidas.
    Comprei o Galaxy 5 semana passada, ele vem com a versão JH2, você recomenda eu atualizar para o Froyo 2.2 ou só atualizar o firmware JI1?
    Você está usando qual versão?
    Depois de fazer o backup pelo ASTRO, atualizar o firmware e fazer o master reset eu posso voltar o backup e fica tudo como estava?
    Muito obrigado e parabéns pelo blog!

  10. Badia diz:

    Com a versão 2.1, eu ja acho o consumo da bateria um problema, com o Froyo então.
    Só esperando uma versão tupiniquim melhorada…

  11. Carlos diz:

    Cara, gostei muito do seu tuto, uma coisa, porque você não faz um review em video mostrando as melhorias do droid 2.2 Froyo? Seria muito legal, pois ai ajudaria as pessoas a se decidirem em atualizar está versão beta ou não! Fica ai minha dica, caso tenha tempo estarei entrando todos os dias para ver se já atualizou! obrigado, desde já.

  12. cunha diz:

    Olá!

    vocês sabem quando é sai a versão para a Europa? Gostava de poder actualizar o meu 🙂

    um abraço

  13. nathali diz:

    caramba, muito legal este tutorial. mas ainda estou na duvida se atualizo com esta versão. muitos amigos meus tiveram problemas e acabaram voltando para a 2.1.

    • Luis Henrique diz:

      Atualize, se não gostar faça o downgrade, garanto que mesmo com os problemas apresentados vale a pena atualizar =]

  14. Carlos diz:

    Você não colocou uma foto do menu principal gostaria de ver antes de mudar é claro isso se não mudou nada.

  15. Carlos diz:

    Uma pergunta você comprou seu celular desbloqueado ,ou desbloqueado da tim?

  16. William Kiefer diz:

    Amigo, estou com problemas na parte de rede móvel. Utilizo ainda a antiga BRASIL TELECOM, no RS (51) – Baixei o APN Brasil e ele encontra a rede OI, mas isso me parece correto… Tem alguem com essas configurações para que possa realizar manualmente?

    Outro detalhe… sem a rede, nada de GPS.

    Já dei o master reset, e ainda instalei o software de matar os processos, incluindo os LOW de segundo plano, digo pra ti que to com o cel ligado a dois dias e nada de precisar carregar.
    Uso o Advanced Task Killer

    Abraço.
    William Kiefer

  17. William Kiefer diz:

    Bom, uma ÓTIMA NOTICIA… consegui recuperar a configuração da minha APN.

    Fica a dia, BACKUP EVERITHING. Ele é FREE, e alem de fazer backup de seus contatos, logs, mensagens… faz tambem dos aplicativos, configurações e APN.

    Lembrei que tinha feito ainda com a versao 2.1, e ai foi só instalar novamente o aplicativo via MARKET e recuperar minha conexao de dados!

  18. Fabiano diz:

    Poxa, o meu está funcionando quase perfeito. Eu atualizei o meu Eclair para o froyo no meu Galaxy5 e algo deu errado. A tecla de volume não funciona mais com a tela apagada. Tenho que pressionar qualquer tecla para acender a tela e mexer no volume. 😦
    Eu utilizei um programa de terceiro e instalei o firmware do GT-I5500L, só que o firmware original dele é GT-I5500B. É, acho que essa gambiarra não foi uma boa. Agora, quando quero ouvir música tenho que pressionar qualquer tecla antes de mexer no volume. Será que eu consigo conviver com isso? rsrs

  19. Fabiano diz:

    Resolvi o meu problema efetuando downgrade para o Eclair. >:-(

Deixe uma Resposta

