Galaxy 5 : Wifi e GPS

Posted: 30/11/2010 by Luis Henrique in Tutoriais
Etiquetas:, , , , ,

Olá fellas, ontem li um comentário que me motivou a escrever este post, não só o comentário em si mais o número de comentários assim que leio na internet a galera “descendo o pau” no gps e no wifi do galaxy 5, sempre que leio isso penso caraca será que meu padrão de qualidade é tão baixo assim e eu não percebo tamanho problema ?, isso mesmo como eu disse no meu primeiro post o sim o gps é “fresco” e o wifi tem um alcance menor do que o de outros equipamentos mas funcionam, já li comentários de usuários dizendo nunca ter conseguido usar o gps, acho estranho pois usi meu gps sempre, a maioria dos meus twittes usam geotag, uso o cardio trainer um software pra exercícios que utiliza o gps pra calcular as distâncias percorridas com tudo isso decidi postar minhas configurações de wifi e gps, espero poder ajudar quem anda tendo essa dificuldades.

Pra começar, estou usando o firmware JH2 mas os passos aqui apresentados também são válidos para o JI1, em primeiro lugar vamos utilizar um widget nativo do aparelho, o widget de controle de energia isso nos permite sabe o que realmente esta ativo no celular.

widget de controle de energia

Com o widget ativo podemos ver que o que esta ativo no momento, temos as opções de wifi, bluetooth, gps, sincronização e nível de brilho da tela, no nosso caso, neste momento só nos interessa o wifi e gps.

Acertanto o Wifi

Agora que ja estamos com o wifi ligado vamos começar a configuração primeiro vá em configurações>conexões sem fio e rede>Configurações Wi-FI e desabilite a opção “notificação de rede”

Desabilite a opção "Notificação de rede"

Bem agora que você já desabilitou a opção acima baixe este programa este é o WifiFixer, um programa criado por um desenvolvedor e entusiasta da plataforma android, agora que o wififixer estainstalado você pode acessa-lo e customizar algumas opções tais como Usabilidade(Maximo wifi, balanceado, maxima bateria) isso serve para configura o quanto o wifi vai consumir de bateria eu particularmente não alterei nada(por default ele vem em balanceado), agora que você já configurou o wifi é hora do gps.

Acertanto o GPS

O gps do galaxy 5 vem causando muitas reclamações, vou postar aqui minas configurações não sei se funcionará para todo mundo, mas espero que ajude em algo.

Em primeiro lugar temos que mudar o modo de operação do gps para isto abra o teclado do telefone (o mesmo que você usa para efetuar ligações ) e digite  *#*#1472365#*#* (ou *#*#3214789650#*#* se você já possuir o froyo* ) ao se digitar isso você abrirá o gps setup, vá em settings>Fix Request Settings>Session Operation e selecione o modo “standalone” volte um menu e vá em Parameter Settings>Position Mode em possition mode selecione “option1” repare que agora somente a opção “STANDALONE” só para desencargo de consciência va em Start Mode e verifique se o modo de inicialização esta em “hot start”, só para fato de curiosidade, o modo standalone coloca o gps em modo autônomo ou seja você deve deixar o gps sempre ligado, mas isso não significa que ele esta ligado de fato, como ele esta em modo autônomo ele liga automaticamente quando solicitado faz as operações necessárias e assim que não for mais utilizado ele se desliga automaticamente.

Bem agora que esta tudo configurado desligue o celular, aguarde alguns segundos e religue o aparelho, lembre-se os de manter o wifi e gps SEMPRE ligados pois como dito acima o gps esta em modo autônomo e o wifi só ira transferir dados se estiver em uso, por isso eu disse para colocarmos o widget de controle de energia, assim você sempre poderá acompanhar se o wifi e gps estão ligados, se por acaso quando for utilizar o gps ele ainda assim não achar os satélites desligue o aparelho e religue em seguida(eu sei que isso é chato, mas sempre funciona, mas raramente eu tive que fazer isso depois que efetuei os passos acima), habilitar a opção “Utilizar redes sem fios” em configurções>Localização e Segurança também ajuda na hora de conectar o gps.

Façam os procedimentos e comentem os resultados :), até a próxima pessoal.

*Dica do nosso amigo Rafael (no post sobre o update pro froyo)

Anúncios
Comentários
  1. Leandro diz:

    Cara, o GPS está extremamente rápido e preciso, as configurações ficaram OK depois dessa dica. Mas fiz uma coisa a mais que o sugerido no tutorial tmb, foi a ativação do GPSOneXtra. Ainda não consegui fazer funcionar dentro de ambientes fechados, não consegue detectar de forma alguma minha localização.

  2. roger_cwb diz:

    Eu só consegui ver o software do GPS funcionando depois que fiz esse esquema de “acertar o GPS”, logo que comprei tentei durante dois dias e não obtive sucesso, na minha opinião ele é ruim pq um leigo não faria isso e iria devolver o aparelho dizendo que o GPS não funciona.

    O Wifi funciona, só que tem um alcance bem menor que outros aparelhos que eu já pude testar com o meu acesso Wifi, e não importa a qualidade do roteador, em casa tenho um Linksys 802-N com um alcance de quase 80 metros e basta me afastar 2 metros do roteador que as barrinhas começam a cair, no meu trabalho é bem pior, mas tá funciona, é diferente do GPS que vc não consegue sequer testar quando tira o aparelho da caixa sem fazer o chuncho do acerto do GPS.

    PS.: e não mudou nada com a atualização do Froyo (2.2) então deve ser uma limitação do aparelho mesmo.

  3. Douglas Batista diz:

    Segui as suas instruções e tudo funcionou direitinho…

    Só tenho um (grave) problema: Deixei tudo configurado, do jeito que você usa. (Só não instalei o Froyo ainda) e minha bateria está terminando antes de completar um dia…

    Não faço muitas ligações e só usei o twitter por uns 40 min. e já foi o suficiente pro cel. apitar que a bateria acabou…

    Eu comprei o Cel. faz 4 dias… Se a bateria já está terminando assim tão rápido, imagina daqui a 6 meses?

    Será que esse modelo é assim mesmo, ou meu cel. tá zicado?

    • Luis Henrique diz:

      Amigo, eu percebi isto também nos meus primeiros dias com o cel mas sabe o que mais percebi também, a bateria(pelo menos no meu caso) parece ter aprendido meus habitos de uso e passou a durar mais (nada muito extraordinário) mas com o tempo ela passou a durar mais, já passei 4 horas no twitter e msn e o celular aguentou firme e forte, mas, a bateria é um problema mas não pense que é uma exclusividade nossa, os primeiros celulares da apple tinham um problemão com bateria e sabe o que é melhor ?, nos aparelhos da apple não da pra trocar a bateria ^^

  4. Wendel diz:

    o post é interessante.. mas nao tive necessidades de mexer nesssas configurações ate hoje, pois fiuncionam perfeitamente.. sobre o Kies, nunca confiei nele! heheheh

    abração

  5. Leandro diz:

    Pessoal, depois que fiz o upgrade para o Froyo só tive problemas com o GPS, não funciona mais. Tentei fazer este tutorial assim como fiz para o 2.1 e funcionou, mas no 2.2 sempre diz que minha localização está indisponível e só funciona localização por WiFi. Fiz o que recomendam de fazer atualização de firmware e voltar às configurações de fábrica e me estrepei geral. Eu não tinha feito essa restauração logo depois do update, então tive a oportunidade de ver TUDO funcionando mesmo com o Froyo e depois vi tudo parar após a restauração para os padrões de fábrica. MMS fora, 3G fora pq perderam as configurações de APN, GPS parou. Aos poucos estou vendo o tanto de coisa que parou de funcionar quando voltei o cel para padrões de fábrica. Se alguém passou pelos mesmos problemas e resolveu, me passa uma dica por favor. Aceito também um downgrade caso tenham o firmware do I5500B ao invés do L. Prefiro tudo funcionando do que SO atualizado.

    • Leandro diz:

      Estou vendo que não compensa essa coisa de firmware não oficial ou oficial mas de outra região. O 2.1 assim que coloquei o chip da Vivo se auto configurou para a operadora, já o 2.2 I5500L não, tá tendo que ser tudo na unha, na raça.

  6. vin diz:

    mas poxa, eu queria poder usar o GPS dentro do carro, e não tem wifi quando eu tiver andando por aí. como eu ia fazer se ele só localiza quando tem wifi?

    • Luis Henrique diz:

      se o aparelho possuir gps real (e não agps) você pod usar ele da onde quiser, eu mesmo uso muito o meu gps junto com o app cardio trainer (monitoramento de exercicio) para caminhar e andar de bike

  7. Gustavo diz:

    Deu certo a configuração do GPS!!!! Antes nada…… ficava localizando e nada. Estou usando um G5 com 2.1 o de fábrica.

  8. Fabio diz:

    Parabens pelo blog… Somente após sua ajuda, consegui ativar meu g5 na função gps…

  9. Renata diz:

    Qual software de GPS estão usando? Tem algum que funciona sem internet 3G nem wifi? Algum gratuito?
    Já tentei um esquema com o NDRIVE mas fica travando.

    Obrigada,

  10. Alvaro diz:

    Todo bem…

    Atualizei meu G5 para o Froyo, (Ver. I5500LUYJP2), tudo ficou legal, funcionando muito bem, a barra ficou preta, os menus ganharam cores, os selecionados ficaram azuis, mais funções, o Gerenciandor de tarefas é uma mão na roda, instalar apps no sd é bão demais, ainda melhor agora que coloquei um sd de 8 gb, transformar o smart em hot spot nem se fala… mas… o bluetooth… o bluetooth não funciona mais, da erro, não conecta..
    Se alguém sabe uma forma de corrigir isso, por favor, diga.

    Obrigado.

  11. fernando diz:

    Ótimo blog o seu!

    Você já testou o novo google maps 5?

  12. Ivy diz:

    Oiii adorei o blog… me ajudou muito na hora de configurar o GPS !!
    mas tenho uma duvida..peguei meu celular ontem e bem antes deu fazer essas novas configuraçoes, qndo eu acesso o google maps ele indica a setinha aonde estou e tudo mais.. mas nao aparece o mapa desenhado com as ruas e nomes.. nem no gps nem no google maps…queria saber o pq disso e se alguem ja teve o mesmo problema..
    desde ja obrigada !! =D

    • Luis Henrique diz:

      Ola ivy, para poder carregar os mapas é necessário esta rconetado na internet

      • Ivy diz:

        vlw brigadao.. era isso mesmo !!! celular novo.. ate pegar o jeito… =D
        estarei esperando por mais posts !!!

  13. Luiz Henrique diz:

    Muito obrigado pelas dicas. Funcionou muito bem com o Android 2.1. Estou testando o IGO, e parece que vai funcionar!

  14. willian diz:

    Muito bom Luiz Henrique.
    Só que tenho uma dúvida: Como eu faço para que o meu WIFI se conecte a um rede aberta automatimente. Isto é, o próprio celular gerencie a melhor conecção e conecte-a.
    Assim, economizarei dados do meu plano.
    Será que isso é possível?
    obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s