Nem só de boas experiências vive um Android

Posted: 19/11/2010 by Luis Henrique in Sem categoria
Etiquetas:, , ,

E ai galera, hoje tenho um post diferente dos já posts colocados aqui nesse blog, como disse no meu primeiro post este blog relataria minhas experiências utilizando um android, e como o titulo do post diz nem só de boas experiências vive um android, ontem ao tentar enganar o sistema para poder usar o App2SD no android 2.1(eclair) tive uma das experiências mais fod*s  desde  que comprei o celular,  eu simplesmente matei meu pequeno robô, mas calma, não precisa chorar esta é uma história que acaba em final feliz 🙂

Vamos aos fatos:

Ontem resolvi fuçar nas profundezas dos fóruns sobre android a possibilidade de se usar o app2sd (instalar os apps no cartão SD ao invés de instalá-los na memória interna do telefone) em um celular rodando o eclair (android 2.1), pois como todos devem saber esta é uma função disponível no froyo.

Pois bem, achei este tuto no fórum XDA-developers, onde um gringo diz que conseguiu burlar a segurança e instalar em seu Galaxy 5, baixei todos os programas necessários li e reli o tuto e decidi fazer, afinal de contas em caso de alguma merd* eu tenho o Odin e os firmwares aqui pra me salvar, eis que ao fim do tuto testei o o cel e o mesmo estava funfando normalmente com exceção das apps, por algum motivo o cel não reconhecia que as apps estava na partição criada no sd, mas utilizando o titanium backup (farei um review sobre esse app, excelente programa pra backup de apps) o mesmo acusava o espaço utilizado pelo APP2SD, ou seja, os resultados foram em parte alcançados, instalei 2 apps quaisquer apenas para testar se os scripts estavam redirecionando a instalação pro SD, e vi que os apps continuavam a ser instalados no cel, resolvi entrar com o adb shell para checar o que estava ocorrendo, e vi que o arquivo de log que seria criado ao se executar os scripts não fora criado ou seja os scripts não haviam sido executados, fiz algumas alterações inofensivas e reiniciei o aparelho, ainda nada de funcionar, foi então que tive a brilhante idéia de excluir a pasta /data/app (local onde são instalados os apps do celular) e substitui-la por um link simbólico apontando pra partição criada no SD, idéia genial pois os links simbólicos do linux funcionam como os atalhos do windows ou seja você pode “enganar” o sistema pra ele achar que esta abrindo uma pasta quando na verdade esta abrindo outra.

Fechei o adb, e vi que o celular ainda não reconhecia os apps, pensei “Bora reiniciar, pra que as alterações possam ser de fato realizadas”, é ai que começa o tormento se repararem no script para poder montar a partição do SD ele necessita da pasta /data/app , acharam o erro ??. O erro consiste em que para montar a pasta /system/sd/app o sistema precisa da pasta /data/app e para criar a o link simbólico /data/app ele precisa da pasta /system/sd/app ou seja looping infinito, quem estuda computação verá que isto é um exemplo clássico de Deadlock e este looping ocasionou que o celular funcionava normal, ligava, entrava em modo download SÓ não subia o sistema, ele ficava na tela de loading do android infinitamente, a primeira coisa que pensei foi “Puta merd* logo eu que curto programação fui cair em um looping infinito bobo, que poderia ter sido evitado prestando um pouco mais de atenção no script”, de imediato tentei o firmware update pras 2 versões que eu tenho aqui e já postei aqui no blog, acontece malandro, que não adiantou de NADA, essa é a hora que a maioria ia começar a chorar, mas respirei fundo e pensei que na pior das hipóteses terei que mandar o celular pra autorizada, o que decidi fazer só em último caso afinal de contas tirando os conhecimentos de eletrônica o que o pessoal da autorizada tem a mais que eu ?. NADA exatamente, a internet é uma benção, pois o conhecimento esta aí disponível a todos você só deve saber onde procurar.

Comecei minha peregrinação do começo, criei um tópico no portal android pedindo ajuda, pois os fóruns especializados com gente séria é a maior assistência que você pode encontrar, enquanto ninguém me respondeu fui tentando e buscando formas na internet, organizei o pensamento e descobri que mesmo durante o boot, e mesmo com o looping infinito eu podia acessar o adb shell, bem se posso acessar o shell basta excluir o link simbólico, ou alterar o script que já era, foi aí que a mensagem que eu mais vi ontem apareceu pela primeira vez “Permission denied“, ou seja como o celular não tinha acabado de bootar por completo o universal androot não tinha entrado em ação e conseqüentemente eu não tinha privilégios de root para fazer nada, ou seja tudo que tentasse seria inútil.

Os  firmwares updates não ajudaram por um único e simples motivo, o sistema não é modificado,  as únicas modificações existentes são relativas as configurações de hardware e sendo assim o meu link simbólico continuava lá, eis que tive 2 idéias hardcore:

solução hardcore 1: recompilar o kernel do aparelho e reinstalar o android, para isso eu baixei o kernel oficial do site da samsung.

solução hardcore 2: certa vez no portalandroid reparei que um dos usuários citava em sua assinatura “Glaxy 5 froyo 2.2 in english”, ou seja alguém em algum lugar do mundo conseguiu uma rom com o froyo e fez um port pro android, instalando um sistema operacional diferente provavelmente as configurações seriam sobrescritas e consequentemente o link simbólico seria destruído.

Optei pela segunda e comecei uma busca desenfreada pela internet atrás de vestígios que me levassem ao froyo, eis que me deparo seguidamente com um modo chamdo recovery mode, acessado de forma diferente em cada modelo, em alguns modelos é possível entrar neste modo segurando volume up + power (não aconteceu nada quando tentei esse), em outros segurando menu+power (quando tentei esse ele entrou em um modo, ARM9 download mode, provavelmente este modo permite reflashear o processador ou algo do tipo)ou ainda camera button+power (não tentei este , afinal o Galaxy5 não possui botão pra câmera 😉 ), procurei por mais algum tempo e achei uma thread esquecida no samsungfirmwareworld.com onde o usuário faz a seguinte indagação :

Hi there. Probably this is a newbie question, but, anyway: how can I enter the recoverymode on the i5500? I just can’t do this holding volume up + volume down + power button. Can anyone help me? Is there any program from which I can access this from my computer?

“Oi lá. Provavelmente esta é uma pergunta newbie(iniciante), mas  de qualquer maneira: como eu posso entrar no modo de recuperação no i5500? Eu não consigo fazer isso segurando volume up,  volume baixo down e o power button. Alguém poderia me ajudar? Existe algum programa a partir do qual posso acessar este modo do meu computador?”

Eis que uma alma caridosa responde “usando o android SDK, utilize o comando adb reboot recovery, como eu disse a comunidade é a maior assistência que você vai encontrar, acontece que através deste método de recovery é possível dar um  wipe(limpar) tanto os dados de usuário, quanto os dados de sistema ou seja,  adeus link simbólico  o wipe executa um hardreset modafoca no aparelho e o mesmo volta pro estado inicial, igual quando saiu da caixa.

Assim tudo aquilo que não é default do sistema é apagado e o mesmo reniciar feliz e serelepe (neste ponto você deve estar chorando), após isso foi só reinstalar meus apps e sorrir para o mundo 🙂

Dêem um oi para ele

Hello World, i'm alive

Experiências assim nos forçam a aprender um bocado de coisas, nesta brincadeira perdi algumas horas, mas treinei meu inglês, aprendi a mexer com o busybox e agora eu sei que pra ferrar de vez um celular você precisa se esforçar bastante.

ps.:ainda não desisti do App2SD 😉

Comentários
  1. Moisés diz:

    Meu camarada, estou me tornando seu fã. Parabéns pelos artigos aqui do seu blog.
    Queria te pedir um favor, vejo em muitos outros forum que participo, falar de um tal de “adb”, e pelo que li neste post, vc tbm faz menção a ele. Só que nunca consegui entender como funciona, nunca encontrei um tuto completo. Será que vc poderia escrever um tuto sobre “adb” ?

    Abraço

    • Luis Henrique diz:

      Amigo, ótima idéia, vou aprofundar meu conhecimento em adb e postarei aqui algo completo e concreto, valeu pelos comentários =]

  2. Luciano diz:

    Olá. Recentemente comprei um G5 e, buscando na internet informações sobre o aparelho e sobre o android, me deparei com o seu blog.
    Gostaria de lhe parabenizar pela forma técnica e ao mesmo tempo didática com que escreve seus posts. Para mim, que não possuo conhecimentos avançados sobre aquele sistema operacional, você tem proporcionado uma leitura muito útil.
    Continue o bom trabalho, pois certeza que seu blog se encaminha para ser uma referência sobre o tema.

    • Luis Henrique diz:

      Obrigado amigo, fico feliz em poder ajudar outros usuários que assim como eu buscam informações para melhor usufruir do equipamento adquirido 🙂

  3. Aedan (Eduardo) diz:

    Uma das promessas do Froyo é instalar apps no SD, e para o galaxy 5 é previsão confirmada pela Samsung a atualização para dezembro assim sem stress ou riscos desnecessários é só aguardar! A previsão é oficial da Samsung no formspring.

    • Luis Henrique diz:

      yes, eu estava fazendo apenas uns testes hardcore, o froyo esta previsto pra chegar nos samsungs em dezembro deste ano, faltam apenas alguns dias

  4. trx64 diz:

    Amigo, comprei meu Galaxy 5 a poucos dias e ele está com um problema esquisito. Quando faço alguma ligação, a bateria despenca na hora. Uma ligação de 2 minutos leva 20% da carga. Uns 15 minutos fazem o telefone reclamar de bateria fraca. O estranho é que ele não está descarregando de verdade, pois basta encerrar a ligação para o telefone corrigir o medidor de cara na hora (por exemplo, ele indicava bateria fraca. Encerrando a ligação a carga automaticamente passa para 80%, o valor real). Isso acontece no seu também?

  5. Jonas diz:

    E ae galera!!!

    Desculpem a ignorancia, mas nao ficou claro pra mim. Apenas fazendo o “adb reboot recovery” os aplicativos serao instalados no cartao SD???
    Valeu.

    • Luis Henrique diz:

      Não, o reboot recovery funciona pra você entrar no modo recovery do celular e executar o wipe, para eliminar alguma configuração que tenha causado problema, para poder instalar os apps no SD , será necessário a atualização para o froyo e a ajuda de um dos muitos programas da Market que movem os apps pro SD

  6. Guilherme diz:

    Cara estou com o mesmo problema …

    so que nao consigo executar o adb reboot recovery …

    me retorna dispositivo nao conectado… “device not found”

    inicio igual voce flou e conecto o cabo no pc…

    no G5 fika a tela preta samsung escrito Emergency Dload mode!

    • Se o celular esta em loop no boot, não execute os comandos no modo emergency, deixe o celular ligar normalmente e espere aparecer a tela de boot, enquanto o celular “boota” tente executar o adb

  7. Guilherme diz:

    Luis Henrique, Meu G5 fica em loop e na tela escrito “ANDROID” e não vai… Ele da umas vibradas, mais nada de “bootar” o sistema…

    Como te disse, tentei utilizando a maneira do seu tópico e deu a mensagem de dispositivo não encontrado (“device not found”).

    Tentei também como você informou na 1º resposta (tentei quando o cel fica na tela de “ANDROID”) e a mesma coisa aconteceu (“device not found”).

  8. Guilherme diz:

    Estou no 2.1 original, mais ja tentei 2.2, CF e nada da certo…

Deixe uma Resposta

