Olá, mundo! Primeiras Impressões

Posted: 21/10/2010 by Luis Henrique in Sem categoria
Etiquetas:, , , ,

Bom dia, começo hoje este blog onde pretendo postar minhas experiências com um smartphone rodando Android, postar dicas, macetes, analise de apps  e etc.

Então comecemos pelo começo, meu aparelho é um Samsung GT-I5500B (aka Galaxy5, aka Corby com android), creio que seja o smartphone mais barato do mercado (R$ 699,99 ) , ele possui funcionalidades bacanas como GPS, Wi-fi e etc ( quem quiser ver as especificações completas pode ver aqui ).

A princípio minhas opções eram um SonyEricsson X10 mini ou um HTC Magic que estão basicamente na mesma faixa de preço o que me fez decidir pelo Galaxy (além do preço é claro),  foi o fato dele possuir teclado Qwerty virtual(isso tirou o X10 da jogada) que aliás é bem parecido com o do Iphone, vir com Android 2.1(aka Eclair)  e saber que ele vai receber update da Samsung para o Android 2.2(aka Froyo). Gostei bastante do Aparelho e decidi tentar afinal temos que começar de algum lugar e como me falta grana pra pegar um Iphone decidi que seria ele mesmo, como de costume pesquisei bastante antes de comprar e descobri muitas pessoas insatisfeitas principalmente com o Wi-fi e com o GPS, mas notei também que os mais insatisfeitos não eram o usuários Hardcores e sim usuários casuais, notei também que o problema parecia afetar um determinado lote e que na sua maioria os aparelhos que apresentaram problemas vieram da mesma rede de lojas, decidi comprar e testar, eu tinha 50% de chances de ter jogado R$ 700 no lixo, como também tinha outros 50% de chances de me dar bem, arrisquei, já estou como o celular a mais de um mês e não me arependo. De fato o GPS dele é meio fresco e o Wi-fi parece ter um alcance menor do que o de outros Smartphones mas nada tão assustador(pelo menos no meu caso)

Primeiras impressões sobre o celular

– A tela é meio pequena 2.8” , mas  você acaba se acostumando,  da pra ler algum feed, acessar twitter, msn, navegar tudo numa boa.

– Ausência de graves no alto falante externo, não que isso seja um problema pelo menos pra mim que só ouço música com fones(afinal eles existem para isso)

– Bateria, bem a  bateria deixa um pouco a desejar, poderia ter uma duração maior , nos fóruns da vida já vi gente falando que durou 3~5 dias, mas sinceramente  não creio que dure tudo isso, consigo uma boa autonomia se usa-lo apenas como celular , mas como ninguém compra um smartphone pra usar apenas como celular a bateria deixa a desejar, sim existem varias formas de aumentar a autonomia da bateria. Lembre-se autonomia é subjetivo pois se tiver com Bluetooth, GPS, Wi-fi, Sync  e ouvindo música  é lógico que a bateria irá durar menos do que se eu estivesse apenas com um app do twitter ou apenas ouvindo música, controlar a autonomia cabe ao usuário.

-Touchscreen: quanto ao touch não há do que reclamar funciona que é uma maravilha, funciona tão bem que depois que se acostuma a usa-lo você terá nojo de usar aparelhos com touch meia boca, aliás ele não possui multitouch não sabe-se se é uma limitação física de hardware ou se foi uma limitação imposta via software ( como sabe-se a Apple pediu gentilmente para que o google desabilitasse o suporte multitouch no sistema operacional), só com o surgimento de custom firmwares descobriremos porque o aparelho não possui o multitouch

-Kies: kies é programa da samsung responsável por atualizar o firmware, fazer sincronismo do cel com o pc e etc. O kies na minha sincera opinião é uma merd* , onde já se viu ter de levar o aparelho na assistência  e ter de esperar até uma semana por uma misera atualização de firmware tudo por que o software OFICIAL do fabricante é bugado e pode brickar seu celular(mas existem soluções de treceiros como o Odin que podem fazer este serviço em 5 minutos do conforto do seu lar e com mínimas chances ferrar com tudo)

Primeiras impressões sobre o Android

Bem se você deseja sentar e curtir as funcionalidades mais profundas de seu aparelho, recomendo que compre um Iphone, isso mesmo o android possui algumas peculiaridades bizarras(não reconhecer redes wi-fi ad-hoc por exemplo) que pode desagradar quem não é muito fã de ter que pesquisar pra fazer algo mais arrojado, por ser um sofware livre ele ganha muitas releases, e essa fragmentação pode ser um problema pois se você comprar um aparelho com android 1.5(cupcake) ou 1.6(donut) e o hardware não for capaz de suportar as versões mais novas você pode se ver num mundo onde os Apps mais novos e mais bacanas não funcionarão no seu aparelho.

O android foi um sistema que nasceu pra estar conectado, então se quer tirar o máximo proveito do sistema recomendo um plano de dados, eu pensei “pô, planos de dados o caramba só com wi-fi da pra ser feliz” , de fato  da pra ser feliz com só com wi-fi , mas depois que se sente o gosto de twittar do sofá você vai querer twittar do ônibus, da praia , vai querer ler os feeds dos seus sites favoritos, escutar suas musicas na last.fm etc., e no ônibus você não tem wifi, e se você ver aquela cena bizarramente inacreditável no caminho pra facul(ou serviço) e quiser compartilhar no flicker ou no twitpic #comofas ou algo mais simples como sincronizar seu contatos do gmail e google talk com o telefone, ou a agenda do gmail com sua agenda do telefone. Aliás a sincronia com os serviços goolgle é de cair o queixo, funciona redondo, outra coisa bacana é a Android Market, você entra e pesquisa por algum app e ele só mostra o que for compatível com seu aparelho se existir incompatibilidade de tamanho de tela, versão do sistema operacional ele nem apresenta o app, é baixar, instalar e correr para o abraço.

Nos próximos posts pretendo fazer uns reviews de apps, funções, e situações que passei(e passarei) com meu novo Smartphone, aceito dúvidas, sugestões, criticas e dinheiro(^^) comentem aí e até mais champz.

Anúncios
Comentários
  1. Milena diz:

    Vc manda muito nesse assunto, tá excelente!

  2. Marcelo diz:

    Meu, show de bola seu blog. Tb comprei um galaxy 5, mas ainda estou esperando chegar da loja via encomenda. Tenho procurado material sobre android e me deparei com seu blog.
    Já li todos os posts e aprendi muita coisa. Venho do Nokia-Symbian e parece que vou me divertir bastante com esse smart. Abraços e continue assim…

  3. Paulo diz:

    Gostaria de saber se podemos em caracter de desenvolvimento das aplicações, baixar apps e testa-las no SDK antes de coloca-las pra vender. No meu caso ainda nao adquiri nenhum modelo real com o Android 2.1 ou 2.2 mas estou com o sdk instalado.

    • Luis Henrique diz:

      Olá paulo, fico feliz de encontrar mais developers por aqui 🙂 , sim é possível testar seus apps, a sdk disponibiliza emuladores para teste, você pode usar os emuladores para testar seus apps , eles ainda possuem algumas limitações como por exemplo não emular o wifi e gps(neste caso você pode utilizar as localizações simuladas), mas são de grande valia no processo de desenvolvimento, as versões de emuladores disponíveis vão desde a versão 1.5 do android até a novíssima 2.3( gingerbread )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s